O curso foi produzido com base no modelo americano de ensino de áudio, seguindo ementa lógica e ordenada para otimizar o aprendizado e capacitar o trabalho com Engenharia de Áudio e Produção Musical – seja em estúdio, home studio ou com suas produções próprias.
O conteúdo começa do zero, falando de Ética e Hierarquia Profissional e passa por Microfones, Fluxo de Sinal, Fundamentos do Áudio, Ferramentas (Efeitos, Dinâmicos, Equalizadores), Gravação, DAW’s (Digital Audio Workstation), Edição, Afinação de Vozes, Mixagem Analógica e In-The-Box (digital) e Masterização.
O aluno acompanha todos os processos de uma produção na teoria e na prática, com instruções e dicas preciosas para você descobrir a sua melhor forma de trabalhar.
O Produtor Musical
O Engenheiro de Áudio
O Assistente de Engenharia
O Engenheiro de Gravação
O Engenheiro de Pós-produção
O Engenheiro de Mixagem
O engenheiro de masterização
O Diretor Artístico
O Diretor Musical
O Arranjador
O Produtor Executivo
Transdução: Converter energia acústica em energia elétrica
Microfones condensadores
Microfones de fita
Microfones PZM
Figuras polares e os microfones omnidirecionais
Microfone bidirecionais ou figura 8
Microfones cardioides
Microfones hipercadióides
Fluência do sinal
Line level
Valores de line level (consumer e profissional level)
Plugues e conectores
Instrument level
Phone level
Speaker level
Margem dinâmica em âmbito digital
Margem dinâmica em âmbito analógico
Distorções (hard clipping e soft clipping)
Série harmônica
Tipos de ondas e ondas senoides
Triangle Wave (Onda triangular)
Square wave (Onda quadrada)
Sawtooth Wave (Onda dente de serra)
Ruído (pink noise e white noise)
O que é Fase?
A matemática por trás da Fase
Cancelamento de fase
Exemplos práticos de fase
Efeitos
Delays e o slapback delay
Reverbs e o echo chamber
Spring reverb
Plate reverb
As formas de reverb
Parâmentros do reverb
Tipos de equalizadores
Formas de Equalização (HPF e LPF)
Compressores
Funções e parâmetros dos compressores
Side-Chain em Compressores
Gate e outros parâmetros
Expander
Introdução aos Equalizadores
Full Paramétrico
FabFilter
Pultech
NEVE 1073
API 560
SSL EQ
Q-Clone
C4 Waves
Tipos de equalizadores
Formas de Equalização (HPF e LPF)
Compressores
Funções e parâmetros dos compressores
Side-Chain em Compressores
Gate e outros parâmetros
Expander
Sistemas digitais
Sistemas analógicos
Margem Dinâmica
Sample Rate
Conversão A/D (Analógico para Digital) e o AAF
Encoder, Buffer, Clock e Storage
Sistemas Analógicos e a Fita Magnética
Fita Magnética e a Resposta de Frequência
A Espessura do Registro
Como funciona o Tape Machine
Tape Delay
Curiosidades Sobre Fita Magnética
Channel Path e Monitor Path
Curiosidades nos Sistemas Analógicos
Técnicas de microfonação
Qual microfone usar
A Geografia do Ambiente ou da Sala
Afinação
A Relação Tônica da Bateria
A distribuição de Harmônicos
Microfonação das peças
Microfonação Overheads
Microfonação da Sala
Diferentes Timbragens e Variações Sonoras na Bateria
Explicando na Prática a Sessão de Bateria (Sala Técnica)
Participação do músico Arthur Rezende
Qual microfone usar
Técnica de Microfonação Spaced Pair ou 3:1
Técnica de Microfonação X-Y
Técnica de Microfonação MS Matrix (Mid Side)
Técnica de Microfonação Blumlein
Técnica de Microfonação Blumlein + Linha
Explicando na Prática a Sessão de Violão (Sala Técnica)
Participação do músico Gustavo Fofão
Distorção
Geometria e Microfonação de um Alto Falante
Combinação de Microfones
Técnica de Microfonação
Simuladores Digitais de Amplificadores
Explicando na Prática a Sessão de Bateria (Sala Técnica)
Participação do músico Augusto Nogueira
Microfonação
Técnicas de captação
Adriano Campagnani fala sobre a importância das relações em uma produção
Timbres diferentes
Explicando na Prática a Sessão de Baixo (Sala Técnica)
Participação do músico Adriano Campagnani
O Cantor – o músico
Teste de microfones
Explicando na Prática o que foi feito durante a sessão
Explicando na Prática a Sessão de Voz (Sala Técnica)
Participação do músico Kadu Vianna
Qual microfone usar
Microfonação do Piano na Prática
Explicando na Prática a Sessão de Piano (Sala Técnica)
Participação do músico Christiano Caldas
Microfonando Sax
Microfonando Trompete
Microfonando Trombone
Microfonando o Ambiente
Tipos de microfonação: tradicional, triangular e old school
Explicando na Prática a Sessão de Naipe de Sopro (Sala Técnica)
Participação dos músicos Pedro Aristides, Marco Lima e Matheus Duque
O Músico e a Gravação
O Kit de Percussão
Zabumba
Tambor de Congado ou Folia
Djembê
Congas
Timbales
Pandeiros
Ganzar e Shakers
Triângulos
Elementos de Efeito
Explicando na Prática a Sessão de Percussão (Sala Técnica)
Participação do músico Nanni Percussão
Microfonação do violino 1 e 2
Microfonação da viola
Microfonação do violoncelo
Tipo de Microfonação ‘Popular’
Tipo de Microfonação ‘Vintage’
Tipo de Microfonação ‘Decca Tree’
Explicando na Prática a Sessão de Quarteto de Cordas (Sala Técnica)
Participação do Quarteto de Cordas – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Qual microfone usar
Microfonação com microfones
Microfonação em linha
Explicando na Prática a Sessão de Sanfona (Sala Técnica)
Participação do músico Lucas Viotti
Pro Tools: Os Primeiros Passos
Edição, Atalhos e Truques
Organização do Projeto
Tipos de Tracks e Outras Dicas
Edição – Bateria, Baixo e Piano Rhodes
Edição – Guitarras e Voz
Afinação de Voz e AutoTune
Introdução à Mixagem
Mixando a Bateria
Mixando o Baixo
Mixando o Piano Rhodes
Mixando Guitarras e Voz
Automações
O que é a masterização?
Masterização para Vinil
Masterização para CD
Masterização para Plataformas digitais
Masterização – Fabi Metzker (soul)
Masterização – The Producers (rock)
Masterização – Fernanda Santanna (samba)
Dicas para Gravação
Microfonação de Baixo Acústico – com Enéas Xavier
Microfonação de Guitarra – com Expedito Andrade
Microfonação de Saxofone – com Chico Amaral
Microfonação de Bateria – com Lincoln Cheib
A Live Session (Sem edição/mix ou master)
Pós-produção
Mixagem
Masterização
A Live Session (Masterizada)
Multitrack para estudo | Gravação de Live Session
O mentor Cesar Santos responde dúvidas sobre Engenharia de áudio e Produção Musical no mercado fonográfico.
Introdução à Harmonia
Tríades
Tetrades
Tensões
Como Achar um Tom
Campo Harmônico Aplicado
Funções e Relativo dos Acordes
Dominante Secundárias
Sub5 – Substitutos do Dominante
Escalas Menores
Modulação
Acordes diminuto
Cadência 251 e Variações
Empréstimo Modal
Modos Gregos | Jônio
Modos Gregos | Dórico
Modos Gregos | Frígio
Modos Gregos | Lidio
Modos Gregos | Mixolídio
Modos Gregos | Eólio
Modos Gregos | Lócrio
Upper Structure
Introdução aos Fundamentos de Ondas
Ondas em Cordas
Ondas em Tubo
Decibel
Acustica Ambiente
Transdução e Captação
Psicoacústica
Introdução Fluxo de Sinal
Sinais Elétricos
Amplificadores
Sinais Digitais
Capacitação
Portfolio
Marketing
Precificação
Oportunidade
Primeiros Passos
Posicionamento e Microfonação da bateria
Passando o Som – Sala técnica
Gravação
Acústica – Timbragem e Afinação – Polaridade
Técnica 1: X Y
Técnica 2: ORTF
Técnica 3: Mid Side
Técnica 4: Spaced Pair – 3:1
Técnica 5: Recording Man Technique
Técnica 6: Recording Man Technique + Spaced Pair
Técnica 7: Earrings + ORTF
Técnica 8: Blumlein
Workflow Melodyne
Afinação de Voz
Resumo Atalhos e Ferramentas
Bônus: Afinação backing vocal
Sala Técnica do AudioArena
Estúdio AudioArena
Workflow e Mixagem
Mais de 40 anos de experiência em projetos, instalações, otimizações de sistemas de shows, gravações e eventos.
Músico, engenheiro de música, produtor musical e instrutor de produção musical, trabalhou com vários nomes da música brasileira.
Músico, engenheiro de música, produtor musical e instrutor de produção musical, trabalhou com vários nomes da música brasileira.
Produtor musical, professor e fabricante de equipamentos analógicos para estúdio.